
Esportes da Mente

CBXE
Confederação Brasileira de Xadrez Escolar

IPEDES
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social
Quem Somos?
Organização civil sem fins lucrativos, de caráter social, inclusivo, inovador, empreendedor, esportivo, cultural,
ambiental, tecnológico e científico, que tem como objetivos: ensinar, divulgar e incentivar o desenvolvimento
social e a prática dos Esportes da Mente (EM).
Algumas Atividades e Eventos
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II Congresso Internacional On-line dos Esportes da Mente
2021 - final de julho a março de 2022, com diversas atividades e modalidades esportivas.
I Congresso Internacional On-line dos Esportes da Mente
2020 - diversas atividades e modalidades esportivas.
Copa Brasil de Damas
2019 - recursos de emenda parlamentar / volta da modalidade do Jogo de Damas / Virada Esportiva de São Paulo.
Cursos de Formação Continuada para Professores
Parceria com a UFPR - Universidade Federal do Paraná
Festival Paulista dos Esportes da Mente
2019 - parceria com as Secretarias Municipais de Esportes e de Educação da cidade de São Paulo / recursos de emenda
parlamentar / CEU Quinta do Sol / 1.500 pessoas / etapa São Paulo da Copa Brasil de Xadrez Escolar / Oficinas dos Esportes
da Mente; Xadrez, Jogo de Damas, Mancala, Othello, Cubo Mágico, Bumerangue, Shogui, Rumikub, GO e Jogo da Onça;
6 edições do Simpósio “O xadrez como Inclusão Escolar
2017 - parceria com a UFPR - Universidade Federal do Paraná e o Ministério da Ciência e Tecnologia / durante a Semana
Nacional da Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná;
4 edições da Copa Brasil de Xadrez Escolar
ÁREAS DE ATUAÇÃO - Desenvolvimento Social
SOCIOEDUCAÇÃO
INCLUSÃO SOCIAL
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Oficinas
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Mostras
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Eventos
INCLUSÃO DIGITAL
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Formação Profissionalizante
SAÚDE MENTAL
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Xadrez Terapêutico
EDUCAÇÃO
ENSINO / FORMAÇÃO
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Capacitação e Formação
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Esportes da Mente no Recreio
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Clubes de Xadrez
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Capacitação e Formação de Educadores Inclusivos
SAÚDE MENTAL
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Xadrez Terapêutico
TECNOLOGIA / CIÊNCIAS / ACESSIBILIDADE /ESPORTES
FESTIVAIS
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Copas
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Campeonatos
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Mostras Itinerantes
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Eventos Culturais
EVENTOS CIENTÍFICOS
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Congressos
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Simposios
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Conferências
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Palestras
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Oficinas
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Cursos
Durante séculos, pergunta-se quais são os valores cognitivos e afetivos dos Esportes da Mente no âmbito educacional e como esses valores podem ser compartilhados com outras áreas. Cada dia mais, educadores, neurocientistas e seus multiprofissionais têm apontado benefícios dos EM como:
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raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
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organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
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imaginar concretamente situações futuras próximas;
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prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios;
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tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.
Esportes da Mente


Os Esportes da Mente podem ser uma ferramenta de estimulação cognitiva e de sociabilização! Aparecem como grandes coadjuvantes, pois, a partir da sua prática, os alunos conseguem desenvolver várias habilidades, como enfatiza Partos: “Pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras’’, PARTOS apud FERRACINI (1998, pg. 37).
Como Ferramenta
Nossos Projetos são Destinados a:
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Crianças
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Adolescentes
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Adultos
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Idosos Pessoas com deficiência
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Professores(as) das escolas públicas
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Outros profissionais das escolas públicas e das universidades
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Profissionais dos CRAS, CREAS, LARES e CENTROS DE CONVIVÊNCIAS municipais.
Impactos Gerais
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Aprendizagem, pelos alunos, das habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas várias áreas do conhecimento
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Capacitação para uso dos vários jogos como ferramentas pedagógicas para desenvolvimento de atividades em sala de aula e outros momentos oportunos
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Envolvimento do maior número de estudantes, instrutores(as) e monitores(as), professores(as) das escolas públicas, CRAS, CREAS, LARES e CENTROS DE CONVIVÊNCIAS municipais
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Adequação total aos quesitos do desenvolvimento sustentável;
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Atendimento de forma interdisciplinar e inclusiva com jogos acessíveis para pessoas com deficiência.